Atividade Programada – Narrativas contemporâneas da cultura 6 – As mais belas histórias da cultura.

Faculdade de Ciências Sociais/PEPG-CSO/COMPLEXUS Atividade Programada/quintas, 16-19h. Março/abril-2017 Narrativas contemporâneas da cultura 6 – As mais belas histórias da cultura.

EDGARD DE ASSIS CARVALHO

Ementa: composta de oito sessões, esta atividade dialogará com um conjunto de cinco livros que problematizam a vida, o homem, o mundo, a terra, a felicidade, o amor. No total são vinte e cinco entrevistas dadas por pensadores contemporâneos preocupados com os destinos do mundo. Oriundos de múltiplas áreas do saber, há algo que religa os entrevistados: a derrocada do antropocentrismo, a sustentabilidade da Terra, os destinos do homem, a pluralidade dos afetos e das sexualidades.

Biobliografia

  1. A mais bela história do mundo; os segredos das nossas origens. (Hubert Reeves, Joël de Rosnay, Yves Coppens, Diminique Simonnet); tradução Jorge Branco. Lisboa: Gradiva, 1996.
  2. A mais bela história da Terra; as origens de nosso planeta e os destinos do homem. (André Brahic, Paul Papponier, Lester R. Brown, Jacques Girardon); tradução Caio Meira. Rio de Janeiro: DIFEL, 2002.
  3. A mais bela história do homem. De como a Terra se tornou humana. (André Langaney, Jean Clottes, Jean Guilaine, Dominique Simonnet), tradução Maria Helena Kühner. Rio de Janeiro, DIFEL, 2002.
  4. A mais bela história do amor. Do primeiro casamento na pré-história à revolução sexual no século XXI. (Dominique Simonnet, Jean Courtin, Paul Veyne, Jacques Le Goff, Mona Ozouf, Alain Corbin, Anne-Maria Sohn, Pascal Bruckner, Alice Ferney); tradução Rejane Janowitzer. Rio de Janeiro, DIFEL, 2003.
  5. A mais bela história da felicidade. A recuperação da existência humana diante da desordem do mundo. (André Comte-Sponville, Jean Delumeau, Arlette Farge); tradução Edgard de Assis Carvalho/Mariza Perassi Bosco. Rio de Janeiro; DIFEL, 2006.