Altruísmo

Com Edgard de Assis Carvalho

6 de outubro a 24 de novembro de 2016, quintas-feiras, das 19h30 às 21h30
 No mundo globalizado atual, torna-se cada vez mais difícil enxergar a força da benevolência e o poder positivo de uma atitude genuinamente altruísta. Pesquisas contemporâneas demonstram que animais e humanos são capazes de exercitar essa ética das boas vontades e que cooperação e responsabilidade acarretam não apenas vantagens evolutivas, econômicas, psicológicas, mas também uma perspectiva realista, que religa necessariamente ciências, artes, espiritualidades. Distribuído em oito sessões, o curso analisará integralmente o ensaio de Mathieu Ricard ˆ A revolução do altruísmo -, originalmente publicado em 2013 e traduzido no Brasil em 2015.

Programa
1. Altruísmo, compaixão, empatia
2. Banalidade do bem
3. Reciprocidade, arrependimento, culpa
4. Treinamentos mentais
5. Desumanização e violência
6. Harmonia, sustentabilidade, responsabilidade global
7. Egoísmo, desumanização, intolerância
8. Simplicidade, responsabilidade global, transformação planetária.

Bibliografia:RICARD, Matthieu. A Revolução do Altruísmo; tradução Inês Polegato. Revisão técnica: Lucia Benfatti, Marta Gouveia da Cruz, Tamara Batile. Prefácio Lia Diskin. São Paulo: Palas Athena, 2015.
Edgard de Assis Carvalho,  graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1968), Doutorado em Antropologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Rio Claro (1974), Pós-Doutorado pela Ecole des Hautes en Sciences Sociales, EHESS (1980) e Livre-Docente pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, UNESP (1995). Atualmente é professor titular de Antropologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Coordenador do Núcleo de Estudos da Complexidade, Membro do Conselho Científico da Universidad del Mundo Real, Hermosillo, México. Representante da Cátedra itinerante da Unesco Edgard Morin. Trabalhos, livros, artigos, orientações de dissertações e teses na área da Teoria Antropológica Contemporânea e Antropologia dos Sistemas Complexos.

Inscreva-se <http://cl.trck101.mpstd.net.br/6oPt/Ws3BAaVD_Lnx8fI_YdLruV0pJDAjicODBAE3Mwny8GI,>