31 Agosto 2010 11:38

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ convida para o mini-curso:

Henri Atlan*

A biologia atual e a filosofia de Spinoza

Autoorganização e complexidade

A revolução biológica do século XX impôs uma revisão das representações tradicionais das relações entre o vivo e o não vivo, assim como entre o consciente o não consciente. Nesse contexto, a filosofia de Spinoza fornece conceitos particularmente bem adaptados a uma epistemologia da biologia atual. Examinaremos a noção de causa de si em relação às teorias da autoorganização; a teoria do indivíduo presente na Ética II como proto-teoria do organismo; o monismo radical da Extensão e do Pensamento como solução original para o problema da relação corpo-mente tal como este é renovado pela biologia e pelas ciências cognitivas. Enfim, veremos em quê o determinismo spinozista e a noção de livre necessidade que lhe é associada são mais adaptados à abordagem dos difíceis problemas éticos postos pela biologia atual, do que a filosofia moral clássica fundada sobre o postulado do livre-arbítrio.

 

* Henri Atlan é um dos pensadores mais importantes da atualidade, pioneiro das teorias da complexidade e da auto-organização dos seres vivos. Biofísico e filósofo especialista em Spinoza, ensina no Hospital Universitário de Jerusalém e na École de Hautes Études en Sciences Sociales de Paris (EHESS). Foi durante vários anos membro do Comité National d’Éthique pour les Sciences de la Vie et de la Santé , do governo francês. Seu livro “Entre o cristal e a fumaça” está traduzido em dezenas de línguas, e é um marco na teoria da complexidade e da auto-organização.

inscrições gratuitas pelo e-mail: contato@gr-spin.org

Segunda, terça e quarta, dias 14, 15 e 16 de dezembro de 2009, 10h-12h Sala Celso Lemos, 3° andar, IFCS/UFRJ. Largo de São Francisco Centro – Rio de Janeiro – RJ (Em francês, com tradução intercalada)