11 Jun 2008 00:09:50

WEC 2008 no mês de dezembro, em Brasília
http://www.wec2008.org.br


 

Como parte das atividades que marcam a renovação do Acordo de Cooperação Científicado IEC com a Reitoria da PUCRio, o IEC vem participando das discussões na Vice-Reitoria Acadêmica que, em parceria com a CONFEA ( Conselho Federal de Engenharia) está participando da organização da World Engineers` Convention WEC2008 que terá como tema básico: Engenharia: Inovação com Responsabilidade Social 

O Tema Básico definido para WEC2008, Engenharia: Inovação com Responsabilidade Social, foi articulado com os desafios sociais que passa a Sociedade, dentre os quais se destaca o desafio da sustentabilidade como estabelecidos pela ONU (WEHAB – Joanesburgo 2002) e com a percepção de que o modelo centrado no conhecimento – uma Sociedade do Conhecimento, é algo de extrema relevância e precisa ser convenientemente entendido e equacionado pela comunidade de Engenharia.

Com a consciência de que os limites da forma com que o homem explora o meio ambiente estão sendo atingidos e que uma sociedade do conhecimento que distribua os dividendos prometidos exige a revisão de certos axiomas que estão por trás do modelo em vigor, foram tomados como referência seis princípios:

1. Os recursos do planeta podem ser esgotáveis. 
2. O profissional de engenharia moderno precisa transcender fronteiras. 
3. A Engenharia tem de estar comprometida com uma responsabilidade social sem restrições. 
4. Inovação significa produzir sem degradar. 
5. Acesso à informação significa conectividade com capacidade de interpretação universal. 
6. A Engenharia tem de ser capaz de visualizar o futuro e, de modo antecipado, seus próprios limites sistêmicos.

***

 18.03.2008, por Lidiane Barbosa 
Edgar Morin, um dos maiores pensadores do estudo da complexidade, deverá participar da WEC 2008 
A partir do convênio PUC-IEC, Instituto da Complexidade, estão em andamento os contatos com o Prof. Edgar Morin para participar na WEC do Fórum de Desenvolvimento Sustentável: O Conhecimento.

Sociólogo, filósofo, além de graduado em Direito, História e Geografia, Morin é um dos maiores pensadores da questão da Complexidade. Já publicou mais de 30 livros e discute neles os problemas causados pela dissociação técnica de conteúdos humanistas.

Na reunião plenária do Confea, o membro do Conselho Consultivo Cláudio Maiolino destacou a combinação entre a abordagem do comitê de programa e as idéias apresentadas por Morin em seu livro “La Tête bien faite”.

Morin deverá abordar o tema “Uma nova perspectiva para a Engenharia”, no Fórum do dia 05 de dezembro de 2008, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.